Elaborar e acompanhar o cronograma anual para fins de implantação e renovação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), através de edital de convocação e encaminhando-os juntamente com as fichas de inscrição para acompanhamento, bem como comunicar os resultados de renovação da CIPA, ao Sindicato da Categoria, através de atas, a fim de atender a legislação.
Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o empregado.
Manter informado empregador e empregado sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na empresa, bem como as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos.
Acompanhar os serviços das prestadoras de serviço de medicina e segurança do trabalho, checando se estão em ordem as ASOs (admissional, periódico e demissional), os tipos de programas prevencionistas, ficha de registro, bem como as renovações e atualizações dos contratos para garantir o cumprimento destes serviços.
Preparar e realizar a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), confeccionando cédulas para votação, bem como apurar os votos com data e horários determinados, elaborando atas e encaminhando comunicados dos empregados eleitos aos setores envolvidos.
Ministrar cursos para formação de cipeiros e palestras enfocando assuntos pertinentes a sua área de atuação, mediante preparação de material didático adequado, emitindo e aprovando certificados, bem como, elaborar atas de instalação e posse, confeccionando calendário de reuniões ordinárias, a fim de cumprir as exigências legais.
Comunicar os resultados de renovação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), à empresa, Delegacia Regional do Trabalho e ao Sindicato da Categoria, através de atas, a fim de atender a legislação do Ministério do Trabalho e demais órgãos competentes.
Realizar preparação de palestras, eventos e atividades vinculadas a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), apurando assuntos interessantes para discussão, solicitando sugestões das diversas áreas da Empresa, objetivando propiciar o esclarecimento e orientação dos profissionais, respaldados pela explanação de temas importantes vinculados a área de Segurança do Trabalho.
Elaborar o programa PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), apurando o número de funcionários e condições ambientais de cada área de atuação, observando as particularidades operacionais correspondentes, objetivando a eliminação e/ou diminuição dos riscos, com a aplicação de procedimentos e equipamentos de segurança, compatíveis com as necessidades identificadas.
Efetuar a abertura de CAT (Comunicado Acidente do Trabalho), apurando as causas e condições dos acidentes, utilizando formulário adequado, observando o prazo legal definido, repassando a documentação pertinente ao funcionário acidentado e, prestando as orientações necessárias, a fim de atender as exigências legais previdenciárias estabelecidas.
Acompanhar as perícias médicas, visitando os hospitais e/ou locais designados para esta finalidade, verificando os laudos e avaliações médicas realizadas, junto aos funcionários acidentados, a fim de prestar as informações necessárias ao Superior Imediato, para suas providências.
Inspecionar as instalações da Empresa, através de cronogramas de visitas aprovado pelas áreas responsáveis, avaliando as condições de segurança no trabalho, higiene e instalações, elaborando relatório das irregularidades encontradas com as medidas corretivas a serem aplicadas, bem como realizar cobranças periódicas, a fim de regularizar os itens apontados.
Elaborar mapas, apontando os riscos existentes nos locais de trabalho e classificando-os como químicos, físicos e biológicos, quantificando-os quando possível, a fim de sugerir medidas preventivas para neutralizar ou amenizar tais riscos, bem como fixá-los no quadro de avisos para conhecimento dos empregados.
Atender fiscalizações do Ministério do Trabalho, abordando os procedimentos e cumprimento das normas técnicas de segurança (NR?s), fornecendo documentação pertinente, explanando os programas de segurança adotados, a fim de poder atender as exigências legais estabelecidas para sua área de atuação.
Cumprir os cronogramas de ações dos Programas Prevencionistas.
Entregar e acompanhar o correto uso de EPIs e EPCs..
Preparar brigada contra incêndio.
Executar outras atividades correlatas ao cargo.
Ensino Médio - Completo; Curso Técnico em Segurança do Trabalho; Registro do Ministério do Trabalho; Pacote Office - Intermediário; Habilidade em primeiros socorros; Conhecimento em Normas do Ministério do Trabalho.
Benefícios:
Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o empregado.
Manter informado empregador e empregado sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na empresa, bem como as medidas e alternativas de eliminação ou neutralização dos mesmos.
Acompanhar os serviços das prestadoras de serviço de medicina e segurança do trabalho, checando se estão em ordem as ASOs (admissional, periódico e demissional), os tipos de programas prevencionistas, ficha de registro, bem como as renovações e atualizações dos contratos para garantir o cumprimento destes serviços.
Preparar e realizar a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), confeccionando cédulas para votação, bem como apurar os votos com data e horários determinados, elaborando atas e encaminhando comunicados dos empregados eleitos aos setores envolvidos.
Ministrar cursos para formação de cipeiros e palestras enfocando assuntos pertinentes a sua área de atuação, mediante preparação de material didático adequado, emitindo e aprovando certificados, bem como, elaborar atas de instalação e posse, confeccionando calendário de reuniões ordinárias, a fim de cumprir as exigências legais.
Comunicar os resultados de renovação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), à empresa, Delegacia Regional do Trabalho e ao Sindicato da Categoria, através de atas, a fim de atender a legislação do Ministério do Trabalho e demais órgãos competentes.
Realizar preparação de palestras, eventos e atividades vinculadas a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), apurando assuntos interessantes para discussão, solicitando sugestões das diversas áreas da Empresa, objetivando propiciar o esclarecimento e orientação dos profissionais, respaldados pela explanação de temas importantes vinculados a área de Segurança do Trabalho.
Elaborar o programa PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), apurando o número de funcionários e condições ambientais de cada área de atuação, observando as particularidades operacionais correspondentes, objetivando a eliminação e/ou diminuição dos riscos, com a aplicação de procedimentos e equipamentos de segurança, compatíveis com as necessidades identificadas.
Efetuar a abertura de CAT (Comunicado Acidente do Trabalho), apurando as causas e condições dos acidentes, utilizando formulário adequado, observando o prazo legal definido, repassando a documentação pertinente ao funcionário acidentado e, prestando as orientações necessárias, a fim de atender as exigências legais previdenciárias estabelecidas.
Acompanhar as perícias médicas, visitando os hospitais e/ou locais designados para esta finalidade, verificando os laudos e avaliações médicas realizadas, junto aos funcionários acidentados, a fim de prestar as informações necessárias ao Superior Imediato, para suas providências.
Inspecionar as instalações da Empresa, através de cronogramas de visitas aprovado pelas áreas responsáveis, avaliando as condições de segurança no trabalho, higiene e instalações, elaborando relatório das irregularidades encontradas com as medidas corretivas a serem aplicadas, bem como realizar cobranças periódicas, a fim de regularizar os itens apontados.
Elaborar mapas, apontando os riscos existentes nos locais de trabalho e classificando-os como químicos, físicos e biológicos, quantificando-os quando possível, a fim de sugerir medidas preventivas para neutralizar ou amenizar tais riscos, bem como fixá-los no quadro de avisos para conhecimento dos empregados.
Atender fiscalizações do Ministério do Trabalho, abordando os procedimentos e cumprimento das normas técnicas de segurança (NR?s), fornecendo documentação pertinente, explanando os programas de segurança adotados, a fim de poder atender as exigências legais estabelecidas para sua área de atuação.
Cumprir os cronogramas de ações dos Programas Prevencionistas.
Entregar e acompanhar o correto uso de EPIs e EPCs..
Preparar brigada contra incêndio.
Executar outras atividades correlatas ao cargo.
Ensino Médio - Completo; Curso Técnico em Segurança do Trabalho; Registro do Ministério do Trabalho; Pacote Office - Intermediário; Habilidade em primeiros socorros; Conhecimento em Normas do Ministério do Trabalho.
Benefícios: