Descrição:
Descrição da vaga
1. Apoiar no atendimento emergencial de ocorrências com repercussões operacionais nas linhas 1, 2 e 4, com via energizada e tráfego de trens, visando a liberação do tráfego;
2. Orientar tecnicamente equipes de Oficiais de Manutenção II quanto à utilização de instrumentos de medição e análises preliminares de resultados.
3. Utilizar software de gestão de manutenção, apropriando suas Ordens de Serviço, a fim de possibilitar o registro diário da manutenção do equipamento, dos recursos empregados (material e mão de obra), do seu histórico e da permuta de matrícula de equipamentos.
4. Executar a desmontagem, limpeza, reparo, reaperto, montagem e teste de componentes elétricos e mecânicos de equipamentos, dispositivos e subconjuntos de seu sistema de atuação, visando garantir a disponibilidade dos ativos
5. Executar a limpeza das instalações e acessos dos equipamentos, visando garantir a disponibilidade dos ativos
6. Executar a requisição prévia dos materiais e componentes a serem utilizados nos serviços via sistema de gestão da manutenção (SAP), para restaurar ou manter equipamentos em operação.
7. Executar a carga e descarga de componentes e equipamentos das viaturas utilizados pela equipe, a fim de restaurar ou manter equipamentos em operação
8. Executar preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, nos sistemas de condução automática (PA e ATP) através de medições, ajustes, testes, inspeções: (Módulos eletrônicos, Sensores indutivos, antenas emissoras e captoras, painéis de alimentação, codificadores de sinais, Relés e caixas de interligação) retirada e análise de dados para identificar desvios nos parâmetros, mantendo a condução segura dos trens do Metrô Rio respeitando as orientações para o elevado Nível de Integridade de Segurança do sistema (SIL4) definida pela norma IEC 61508.
9. Executar preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, nos sistemas de Intertravamento e circuitos de via, através de medições, ajustes, testes, inspeções nos equipamentos instalados na sala comando geral (cartões eletrônicos, fontes e relés) e na via operacional (Circuitos eletrônicos: Captor, Circuito LC, Circuito RLC) e conexões para garantir a informação do posicionamento dos trens para o intertravamento e para o CCO, Sistema com elevado Nível de Integridade de Segurança (SIL4) definida pela norma IEC 61508.
10. Executar preditiva, preventiva e corretiva, sob supervisão, no sistema de comando centralizado, através de medições, ajustes, testes, inspeções nos equipamentos: (Ruptores, fontes, Nobreaks, armários de Tráfego Tração, Supervisório de Falhas e através cos controladores lógicos programáveis-CLP, bornes e quadro de alimentação), a fim de garantir os parâmetros especificados e mitigar quaisquer problemas que impeçam alimentação, comandos remotos e aquisição de alarmes. Sistema com Nível de Integridade de Segurança (SIL3) definida pela norma IEC 61508.
11. Testar, ajustar e corrigir os componentes e equipamentos eletrônicos, elétricos e eletroeletrônicos, utilizando ferramentas específicas, roteiros, procedimentos de teste e instrumentação para o serviço a fim de garantir a preservação dos parâmetros operacionais dos equipamentos e o cumprimento das rotinas de manutenção.
12. Reparar e/ ou substituir os equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos, utilizando ferramentas e instrumentação específicas, para restabelecimento dos Sistemas de Tráfego Automatizado
13. Executar rotina diária operando máquinas operatrizes e de transportes de cargas e veículos metroferroviários para os locais de manutenção onde serão realizados os serviços, desde que possuam devida habilitação;
14. Participar e observar as recomendações contidas na análise preliminar de riscos, para garantir a segurança do colaborador e equipamentos.
15. Utilizar os EPI’s inerentes às atividades para garantir a segurança do colaborador e equipamentos.
16. Manter de forma organizada a documentação técnica, ferramentas e instrumentos de medição e leitura, visando garantir a sua conservação.
17. Identificar e registrar Auxiliar no reparo de unidades rotativas / equipamentos informando, em etiqueta de identificação apropriada, o sintoma da unidade e de onde ela foi retirada, para envio ao laboratório a fim de possibilitar a manutenção de um histórico sobre a unidade / equipamento.
Outros requisitos:
Requisitos:
Escolaridade:
Ensino Médio completo - Nível Médio completo, sendo desejável curso Técnico em Eletrônica, eletrotécnica ou automação.
Experiência:
1 ano - - Conhecimento do software de manutenção SAP. - Conhecimento de instrumentos de medição (ex.: multímetro, osciloscópio) - Leitura de esquemas elétricos - Componentes elétricos e eletrônicos. - NR10, NR33, NR12 e NR35 -
Disciplina. Organização. Atenção. Trabalho em Equipe. Concentração. Sentimento de Dono. Comportamento Ético. Foco nos Resultados. Capacidade de Fornecer e Receber Feedback. Motivação. Pro- atividade. facilidade em trabalhar sob pressão.
È imprescindível Carteira de Habilitação (CNH Tipo B)
Escala de trabalho: 22h30 as 06:05
6x2/ 4x2