Descrição:
Quem somos e o que fazemos?
Somos uma Organização Social privada sem fins lucrativos que realiza a gestão de projetos de interesse público, além de desenvolver e implementar projetos culturais e ambientais. Atualmente realizamos a gestão do Paço do Frevo no Recife, Museu das Favelas em São Paulo, do Museu do Amanhã, do Fundo da Mata Atlântica, do Cais do Valongo e do futuro Museu do Jardim Botânico, todos no Rio de Janeiro.
Do que você precisa para trabalhar com a gente?
Antes de tudo, você precisa valorizar a alegria, criatividade, respeito e colaboração, que são nossos principais valores.
É preciso também compreender o valor da diversidade e da equidade nas equipes de trabalho e na sociedade como um todo, aqui nós cuidamos de potenciais transformadores na vida das pessoas, que são a cultura, a educação e o meio ambiente.
O Confidencial (Apenas para Cadastrados) vive na prática as pautas de inclusão social, diversidade e na promoção da equidade:
- Em 2018 conduzimos em parceria com a Coordenadoria Especial de Diversidade do Rio de Janeiro o programa Trans + Respeito, fazemos valer o direito ao nome social dos colaboradores através de todas as formas de identificações de circulação interna;
- Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2017 para o programa educativo “Frevo e Consciência Negra” do Paço do Frevo;
- Projeto Encontros para os Amanhãs: A proposta é abrir para o público um espaço permanente para a troca de experiências, relacionadas à sustentabilidade, ciência, meio-ambiente, tecnologia, comunicação, coletividade e cultura;
- O Projeto Meninas de 10 anos aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres a fim de se romper estereótipos, fomentando nelas valores como sororidade, empatia, identificação e confiança;
- Programa Vozes para o Amanhã: O Amanhã é uma experiência coletiva e, portanto, precisa ter espaço para todas as pessoas, sonhos, desejos e expectativa;
- O Confidencial (Apenas para Cadastrados) pratica no projeto do Museu das Favelas, em São Paulo, a busca ativa de profissionais negros, indígenas e com trajetórias periféricas para compor seu quadro de colaboradores fixos e também de prestadores de serviços. A equipe fixa conta com mais de 84% dos colaboradores que residem e/ou que possuem vivências nas favelas;
- O Paço de Frevo desenvolve uma série de ações voltadas para o desenvolvimento e sustentabilidade e cultura por meio de capacitação em empreendedorismo criativo como o Paço Criativo, o projeto La Ursa e o Pernambuco em Movimento - cultura como oportunidade, fortalecendo o protagonismo de grupos subrepresentados como mulheres, negros e lgbtqiapn+.
Agora vamos falar da vaga de Pessoa Educadora Bilíngue:
Quais as principais atividades dessa posição?
● Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos, vídeos, transmissões ao vivo, palavras, conversações, narrativas, reuniões, palestras, atividades didático-pedagógicas, em Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa, a partir do pensamento e intenção do emissor:
- Interpretação consecutiva: Examinar previamente o texto original a ser traduzido/interpretado; transpor o texto para a Língua Brasileira de Sinais, consultando vocabulários e outras fontes de informações sobre as diferenças regionais; interpretar os textos e vídeos de conteúdos atrelados aos projetos; interpretar as produções de vídeos, transmissões ao vivo, textos, mensagens, escritas ou sinalizadas de pessoas surdas ou ouvintes.
- Interpretação simultânea: Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam línguas diferentes (Libras e Português); interpretar vídeos, discursos, palestras, formações expositivas, comentários, explicações, debates e outras reuniões análogas; interpretar discussões e conversas entre pessoas que falam línguas diferentes (Libras e Português).
● Realizar atendimento ao público espontâneo, informando e orientando sobre o espaço, seu funcionamento e demais normas de acesso e circulação;
● Realizar visitas mediadas, considerando conversa e compreensão do grupo, com o objetivo de criar um momento de aprendizagem coletiva que seja disparador de atitudes;
● Realizar Atendimento ao público surdo, fazendo a tradução dos conteúdos da exposição para LIBRAS;
● Elaborar estratégias para realização de visitas mediadas, identificando as especificidades dos sujeitos e grupos, a fim de garantir uma abordagem adequada às necessidades e interesses dos mesmos;
● Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português) em situações de atendimento ao público ou equipe interna;
● Interpretar e/ou traduzir, sempre que necessário, vídeos, discursos, textos, comunicados, palestras, aulas expositivas, comentários, explicações, formações, debates, reuniões, entre outros;
● Assessorar nas atividades de pesquisa em Libras;
● Realizar à produção de textos, vídeos ou legendas em produções audiovisuais da área de Educação;
● Participar das formações promovidas pela Coordenação e pelo Confidencial (Apenas para Cadastrados), visando o seu desenvolvimento profissional;
● Elaborar e apresentar plano de trabalho e de investigação, a ser desenvolvido a partir dos alinhamentos e orientação da gestão da área;
● Planejar, desenvolver e realizar atividades educativas quando solicitado pela gestão;
● Apresentar relatórios mensais de pesquisa, desenvolvimento e atendimento de público;
● Participar e dar suporte às iniciativas do setor de Educação sempre que solicitado pela gestão da área.
● Participar das formações da área para o desenvolvimento profissional;
● Participar de reuniões de parceria à área de educação quando solicitado;
● Prezar pelas parcerias institucionais estabelecidas pela Gestão, contribuindo na interface com instituições educativas e museais, organizações e demais parceiros, para construção de ações integradas (ex.: visitas casadas com outros museus, ou atividades educativas, por exemplo);
● Cuidar para que os mecanismos do Museu, bem como as obras expostas sejam resguardadas não sendo danificadas;
● Desenvolver e colaborar, conexo à orientação da gestão, publicações de práticas correntes do Programa de Educação;
● Recepcionar os visitantes orientando para o melhor fluxo de visita ao Museu, quando necessário.
Formação:
Superior completo em Museologia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, Pedagogia, Artes, Cinema, Ciências Sociais e Filosofia; E proficiência em LIBRAS (habilitação profissional).
Idiomas:
Libras - Nível Fluente
Outros requisitos:
● Prática em projetos e propostas de educação em Libras com metodologias colaborativas;
● Prática de tradução e interpretação em Libras;
● Práticas e metodologias pedagógicas, preferencialmente, em museus;
● Práticas e metodologias colaborativas;
● Comunicação assertiva;
● Utilizar recursos de informática: Plataforma Google Drive e Pacote Office;
● Edição de vídeos e legendagem.
● Fluência em LIBRAS.