A Fundação Fé e Alegria busca para seu quadro de colaboradores um(a) profissional para atuar como Assistente Social para o Serviço de Acolhimento Familiar em Vitória - Espírito Santo.
A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária.
Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há mais de 40 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos.
Responsabilidades e atribuições
• Promover a acolhida e realizar a avaliação, seleção, capacitação, acompanhamento, desligamento e supervisão das famílias acolhedoras, em conjunto com o/a psicólogo/a social.
• Realizar diagnóstico socioeconômico das famílias de origem para elaboração de estudo social.
• Encaminhamento, discussão e planejamento, em conjunto com outros atores da rede de serviços e do SGD, das intervenções necessárias ao acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias.
• Elaborar, monitorar, avaliar e atualizar o Plano Individual de Atendimento - PIA.
• Realizar o acompanhamento psicossocial das crianças e adolescentes acolhidas e suas famílias, em conjunto com o técnico de psicologia social e a com a rede de serviços, com vistas a auxiliá-las no processo de superação da vulnerabilidade social identificada, de forma a possibilitar uma reintegração familiar com segurança.
• Responsabilizar-se pela elaboração, encaminhamento e discussão com a autoridade judiciária e Ministério Público de relatórios periódicos sobre a situação de cada criança e adolescente acolhido, apontando as possibilidades de reintegração familiar, a necessidade de aplicação de novas medidas ou, quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem, a necessidade de encaminhamento para colocação em família substituta.
• Comunicar as crianças e/ou adolescentes acerca do andamento de seu processo junto ao Sistema de Garantias de Direitos.
• Organizar as informações das crianças e adolescentes e respectivas famílias, na forma de prontuário individual, mantendo-o atualizado com os registros das intervenções técnicas realizadas com os acolhidos, seus familiares e a rede de atendimento.
• Apoiar a coordenação do Serviço no mapeamento da rede de serviços municipais e das instâncias do Sistema de Garantia de Direitos.
• Auxiliar as famílias acolhedoras no encaminhamento de demandas dos usuários junto à rede socioassistencial e os serviços de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, dentre outros.
• Viabilizar o acesso das crianças e adolescentes acolhidos à documentação civil básica.
• Realizar atendimentos individuais ou em grupos com as crianças e/ou adolescentes com foco socioeducativo e/ou psicossocial.
• Realizar encaminhamento dos adolescentes inseridos em acolhimento familiar para aprendizagem, estágio, emprego e/ou curso de qualificação e/ou geração de renda.
• Acompanhar o processo de reintegração familiar, orientando a vivência pessoal e comunitária pelo prazo de 06 meses após a reintegração, em conjunto com a rede de serviços.
• Contribuir com a organização de banco de dados e informações sobre o serviço, visando subsidiar a elaboração de relatórios e estudos diversos.
• Participar de atividades de monitoramento e avaliação do serviço.
• Orientar a preparação de planos de estágio e acompanhar as atividades de estagiários sob sua orientação / supervisão.
• Apoiar o desenvolvimento de processos de capacitação para outros integrantes da equipe de atendimento.
• Mediar o processo de fortalecimento de vínculos com a família de origem, e de construção do vínculo com a família acolhedora ou substituta, quando for o caso.
Requisitos e qualificações
Graduação em Serviço Social
Desejável experiência de trabalho com crianças e adolescentes;
Conhecimento e habilidades: Flexibilidade, dinamismo, relacionamento interpessoal, sensibilidade com as causas sociais, trabalho em equipe, criatividade e comunicação.
Conhecimento da política de assistência social, das políticas públicas proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes, bem como da rede de proteção e os serviços públicos que a integram.
Informações adicionais
Contratação: CLT - 30 horas semanais
Salário: 4.110,35
Benefícios: vale alimentação e vale transporte
Quem somos?
Somos a Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, fundada pelo basco Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Em quase 480 anos de história, temos colaborado com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Oferecer educação de qualidade é outra marcante característica da Companhia de Jesus, responsável pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social por meio da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.
Atualmente, somos cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Hoje, no Brasil, são mais de 450 jesuítas e 8 mil colaboradores atuando em 21 estados brasileiros e Distrito Federal, nas áreas Educação, Social, Espiritualidade, Serviço da Fé, Juventude e Vocacional, entre outras.