Descrição:
MISSÃO:
Assegurar a aquisição de materiais e/ou serviços de forma eficiente, transparente e ágil, garantindo governança e credibilidade perante aos clientes internos e fornecedores, além de proporcionar melhores resultados operacionais e financeiros.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
- Pacote Office em ambiente local ou na nuvem;
- Experiência com ERP (Oracle, SAP, Microsiga, Protheus, Jundsoft);
- Experiência com conceitos e Aplicações de Strategic Sourcing e Total Cost of Ownership
- Experiência com ferramentas de e-sourcing
- Vivência em ambientes empresariais governados por processos
- Noções Contabilidade Geral
- Noções sobre a Legislação Tributária Brasileira
- Noções de Economia
- Matemática financeira
- Noções de Supply Chain
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
- Está sempre aberto para aprender novos assuntos
- Demonstra interesse genuíno em ajudar os outros
- Tenta entender e questionar o motivo por trás das suas atividades e busca maneiras mais eficientes de executá-las
- Está aberto para trocar informações com a equipe
- Comunica-se adequadamente nas modalidades oral e escrita, formal e informal, dando sempre preferência ao padrão culto da língua quando na modalidade escrita
- Mantém diálogo aberto e constante com os requisitantes, pares e fornecedores
- Entende as linhas gerais da Estratégia da Empresa
- Tem razoável conhecimento em pelo menos uma categoria de compra. Conhece a cadeia produtiva e sabe quem são os principais players e suas características
- Conhece e aplica técnicas de negociação e metodologias de análise em seus processos negociais
- Sabe organizar o seu fluxo de trabalho, entende e prioriza suas atividades da forma correta
- Conhece a Estratégia da Empresa e o Contexto atual. Troca informações com seus pares, requisitantes e fornecedores. Sabe como utilizar as informações para influenciar o atingimento dos objetivos da empresa
- Questiona os resultados e a si mesmo, é capaz de produzir provas que dêem embasamento às suas teorias. É capaz de construir e analisar cenários e simulações sozinho
- Conhece as principais fontes de dados da empresa, sabe como extrair e analisar. É capaz de construir novos relatórios a partir do cruzamento de várias fontes de dados
- Entende e se compromete com o atingimento dos objetivos, mesmo quando parecem muito desafiadores. Não desanima.
- Conhece e domina mais de uma categoria de compra, conhece a cadeia produtiva, sabe quem são os principais players e reconhece padrões de mercado (monopólio, oligopólio, concorrência perfeita, concorrência monopolística);
- Reconhece os conceitos econômicos (tipos de mercado, 5 forças de Porter, Elasticidade Preço Demanda, Conjuntura Econômica, etc), analisa o mercado e cenário atual para elaborar estratégias e determinar a probabilidade de sucesso
- Sabe como, para uma contratação nunca antes realizada, estabelecer parâmetros de comparação e determinar se a oferta atual é favorável ou não
- Aplicação da metodologia de Total Cost of Ownership na condução e avaliação das negociações;
- Conhece e aplica os principais conceitos de Strategic Sourcing (Matriz de Kraljic) para determinar estratégias de negociação
- Desenvolver especificações técnicas a partir da coleta de requisitos com as áreas requisitantes e/ou necessidades de negócio, com ou sem o envolvimento de fornecedores;
- Raciocínio crítico e lógico apurado;
- Confidencial (Apenas para Cadastrados) analítico, questionador e curioso;
ÁREAS DE RESPONSABILIDADE:
- Desenvolver e manter relacionamentos com as partes interessadas do negócio e com os fornecedores, criando uma rede de fornecimento sólida para garantir a conformidade com os procedimentos de aquisição, benefícios negociados, melhoria de serviços e redução de custos;
- Buscar formas inovadores de suprir as demandas internas, através da prospecção ativa de novos materiais, serviços e fornecedores
- Responsável pela elaboração, revisão contratual e gestão de documentação contratual (contratos , acordos de não divulgação (NDA), acordos de nível de serviços(SLA), alterações, listas de preços unitários (LPU);
- Responsável pelo desenvolvimento conjunto de estratégias de negociação com a liderança, execução de negociações com fornecedores externos e coordenação de esforços de contrato com fornecedores para atribuições de alta complexidade;
- Apoiar a gestão através da realização de análises complexas e criação de materiais de apresentação. Reconhecer as principais tendências, compreender o impacto para os usuários e identificar ou recomendar estratégias orientadas por dados a serem analisadas pela administração;
- Gerenciar o portfólio de compras sob sua gestão;
- Analisar e calcular os custos totais de aquisição (TCO) e sugerir métodos para redução dos custos de compras;
- Definir estratégias de negociação que garantam a sustentabilidade dos negócios e sua lucratividade, reduzindo os custos totais de propriedade (TCO);
- Realizar análise de custos e cenários através de benchmarking;
- Avaliar e estimar riscos e aplicar técnicas de minimização de riscos.
Idiomas:
Espanhol - Nível Avançado e Inglês - Nível Avançado
Outros requisitos:
SERÃO CONSIDERADOS DIFERENCIAIS:
1 - Programação para pequenas automações ou análises com VBA e SQL ou outras linguagens apropriadas para a tarefa.
2 - Análise de dados com Power BI
3 - Boa comunicação oral e escrita em Inglês ou Espanhol