Descrição:
• Garantir o desenvolvimento e acompanhamento do Plano Anual de Vendas, conforme orientações da Diretoria Comercial, sobre os cenários do mercado interno e externo, considerando aspectos pertinentes a custo de matéria-prima, volume de vendas, perspectiva de ganhos de preços e mercados;
• Avaliar a demanda de utilização de verbas promocionais, conforme contratos em vigor e necessidades de ações em pontos de vendas;
• Contribuir na definição e negociação das metas de preços, volumes de vendas, custos de logística, de embalagens, utilidades e outras matérias primas, com os gerentes das áreas: Vendas, Logística e Industrial;
• Consolidar os valores definidos e apurar os resultados dos indicadores de margem de contribuição por linha de produto, analisando resultados fora do padrão ou da estratégia definida e providenciando as correções necessárias;
• Obter a aprovação do Plano Anual de Vendas junto a Diretoria e efetuar o desdobramento do plano de forma trimestral;
• Responder pela atualização e inserção dos dados em sistema apropriado para acompanhamento das metas trimestrais e mensais, bem como informações referentes a descontos mensais a serem praticados;
• Consolidar e analisar resultados das vendas, margem de contribuição das linhas de produtos de cada unidade, carteira de clientes, ticket médio e freqüência de atendimento, gastos com verbas promocionais, além de indicadores como: descontos fora de alçada, mix, percentual de desconto praticado, entre outros, identificando e relatando os problemas ocorridos, para apresentação e validação da Diretoria;
• Consolidar e controlar os custos variáveis de comercialização, através do desenvolvimento de metas anuais, conforme definição do Plano Anual de Vendas, quanto a comissões, descontos e bonificações, acompanhando provisões de gastos com ônus de crescimento, inaugurações e reformas de lojas das grandes redes de supermercados, comparando com o realizado e posicionando os Gerentes da área Comercial sobre os desvios detectados e acompanhando junto com Key Account e Back Office os principais problemas de gastos ou cobranças indevidas junto aos clientes contratuais;
• Coordenar os projetos de melhorias quanto à carteira de clientes (linha de produto, ticket médio e frequência), da gestão por canal de distribuição (preços, volumes margem, prazos de recebimento), geomarketing, indicadores de desempenho, Key Account dos grandes clientes, padrão estrutural para cada filial quanto a custos e retorno de investimentos e plano de incentivo a vendas;
• Contribuir no desenvolvimento de estudos específicos para a Diretoria Comercial, envolvendo assuntos quanto a problemas ou oportunidades comerciais, viabilidade de investimentos promocionais, apresentando os resultados econômico-financeiros;
• Contribuir na elaboração e no cumprimento do programa orçamentário de custeio de sua área, mediante adequado acompanhamento e controle dos dispêndios ocorridos e recomendações quanto à forma de correção dos desvios verificados;
• Contribuir para a motivação da equipe e o nível adequado da qualificação e desempenho, através da identificação de necessidades de treinamento/desenvolvimento profissional de seus subordinados, participando da elaboração do programa de treinamento com a área de Recursos Humanos;
• Assegurar o cumprimento dos planos de trabalho de acordo com as metas e normas de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
Outros requisitos:
- Ensino Superior Completo;
- Desejável Pós-Graduação completa ou em andamento;
- Disponibilidade para viagens no estado de São Paulo;
- Desejável conhecimento em negociação e vendas para grandes contas nacionais: Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour, Sams Club e Dia Brasil.