Descrição:
O(a) Coordenador(a), Orçamento e Finanças é responsável por realizar coordenador a execução financeira dos projetos sob sua responsabilidade, incluindo a construção e atualização periódica da estrutura de orçamento de na ferramenta da organização, realizar a conferência de lançamentos de despesas, coordenar a reclassificação de despesas (quando necessário), emitir e analisar relatórios de execução financeira dos projetos e específicos de acordo com as diretrizes dos doadores, realizar a conferência e prestação de contas, participar das mesas de negociação de compras e conduzir as atividades de alocações e registros financeiros para o encerramento formal dos projetos.
O(a) Coordenador(a), Orçamento e Finanças trabalha em parceria e articulação com os Gerentes de Projetos, atuando como guardião das diretrizes de orçamentos e finanças da organização e realizando a conexão com o escopo do projeto. Reportando-se para o Gerente Sr de Planejamento e Finanças.
RESPONSABILIDADES
• Construir a estrutura orçamentária dos projetos na ferramenta interna da CI através da análise e tradução do detalhamento da entrega e estrutura de custeio do projeto para a estrutura de orçamento por tipo de despesa, realizando o preenchimento das ferramentas de orçamento de Budget Template e Planner com o objetivo de garantir o alinhamento das diretrizes e estrutura orçamentária da organização e dos doadores.
• Atualizar, tempestivamente, o orçamento dos projetos sob sua gestão, apoiando os gerentes de projetos na revisão de orçamento e planejamento futuro através da emissão de relatórios, orientações sobre a estrutura de custos e orçamento da organização, preenchimento da ferramenta Planner com a finalidade de garantir o fluxo de atuação anual de orçamento conforme procedimentos e diretrizes globais de orçamento e finanças.
• Realizar a checagem dos lançamentos de despesas dos projetos através da análise da natureza das despesas x estrutura de custos e códigos por tipo de despesa, manuseio dos sistemas internos de orçamento e de dados financeiros, orientação aos gerentes, coordenadores e assistentes de projetos sobre alocação de despesas e realização de reclassificações, quando necessário, com o objetivo de garantir o registro correto dos tipos de despesas nos códigos de orçamento de acordo com a estrutura da CI-Brasil de orçamento e diretrizes dos doadores.
• Coordenar as reclassificações de despesas, em parceria com a contabilidade, caso seja necessário reorganizar os lançamentos entre diferentes contas contábeis, entre projetos ou entre diferentes códigos de atividade dentro do mesmo projeto.
• Emitir relatórios financeiros de despesas, alocação de horas e execução de projetos através dos sistemas de orçamento e finanças da organização, formatação dos relatórios em excel e BI e conforme prazos de atualização e emissão de cada relatório, tornando disponíveis os indicadores de execução financeira dos projetos para os gerentes de estratégias e diretores dos programas.
• Acompanhar e apoiar na disponibilização de relatórios específicos de acordo com as diretrizes do doador, incluindo a definição e organização do plano de trabalho para estas situações e a elaboração de justificativas (quando necessário).
• Realizar a conferência e prestação de contas de grants através da checagem de recibos e extratos de pagamentos, preenchimento de relatoria financeira, com a finalidade de garantir a consistência da execução financeira dos grants e viabilizar a continuidade dos próximos repasses.
• Participar das mesas de negociação de compras e acompanhamento dos planos de compras dos projetos, trabalhando em parceria com a área de Compras e Contratos, aportando a visão da estrutura de tipos de despesas e atuando como ponte e interconexão de compras e finanças para grandes entregas com a finalidade de garantir alinhamento de pagamento, emissão de notas fiscais e alocação de despesas.
• Atuar no ciclo de fechamento dos projetos através da validação de todas as alocações de despesas, checagem de documentação financeira, preenchimento das informações nos sistemas de orçamento e finanças com a finalidade de garantir a atualização e consolidação dos registros financeiros do projeto, além de submeter toda a documentação financeira necessária para encerramento formal do projeto.
• Apoio ao Gerente financeiro em atividades ad hoc como construção de novas propostas, análise de gastos, controle de ativos dos projetos, realização de relatórios de acordo com a necessidade.
• Desempenha outras funções relacionadas, conforme pontualmente atribuídas.
EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E CONHECIMENTO
• Graduação completa em administração, economia, ciências contábeis e correlatas ou experiência profissional comprovada nas atividades acima descritas.
• Experiência com planejamento de orçamento, checagem de despesas, prestação de contas e atividades financeiras correlatas.
• Experiência com planejamento e organização de dados e documentos financeiros, incluindo construção e atualização de dash boards, capacidade analítica, identificação e resolução de problemas através de articulações e comunicação com as áreas parceiras.
• Conhecimento avançado de ferramentas de Excel e PowerBI
• Conhecimento básico em contabilidade
• Conhecimento (intermediário ou avançado) de inglês (oral, escrita e leitura)
• Capacidade de trabalhar em um ambiente dinâmico, administrando prioridades e prazos.
MODELO DE TRABALHO
• Flexível ou remoto
• Atividades administrativas na maior parte do tempo.
• Participação em momento presenciais para reuniões, eventuais viagens de campo, dentre outros, considerando deslocamento para regiões remotas no território brasileiro.
Idiomas:
Inglês - Nível Intermediário