Descrição:
Sobre o Projeto
O Projeto Paisagens Sustentáveis na Amazônia é um projeto financiado pelo GEF (Global Environment Facility) e está inserido dentro de um programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru. O Banco Mundial é a agência implementadora do programa, apresentando como diretriz principal a visão integrada do bioma Amazônico, de modo a promover sua conectividade entre os três países integrantes. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade (SBio/MMA), é a instituição coordenadora do projeto, responsável pela supervisão, coordenação institucional e monitoramento da implementação.
O Projeto Paisagens Sustentáveis na Amazônia está alinhado com os objetivos estratégicos do GEF de melhorar a sustentabilidade dos sistemas de Áreas Protegidas, reduzir as ameaças à biodiversidade, recuperar áreas degradadas, aumentar o estoque de carbono, desenvolver boas práticas de manejo florestal e fortalecer políticas e planos voltados à conservação e recuperação.
Local de atuação
Norte, Nordeste, Centro-Oeste ou Sudeste do Brasil – esta posição é para trabalho remoto, com eventuais reuniões presenciais em Brasília ou na Amazônia brasileira.
Quais atividades a pessoa vai conduzir?
• Produzir releases, notas e sugestões de pauta, assim como manter contato com as assessorias das entidades participantes do projeto;
• Desenvolvimento de estratégias de assessoria de imprensa institucional e para os beneficiados pelas ações do projeto;
• Acompanhamento do plano de comunicação;
• Preparar e acompanhar entrevistas com executivos;
• Redação e produção de conteúdo para canais próprios (newsletter, podcast, vídeo institucional, posts em redes sociais, entre outros) do projeto;
• Elaborar relatórios de resultado;
• Interlocução formal com diretorias, gerências e outros gestores das diversas instituições e entidades nacionais e internacionais que fazem parte do projeto, visando o alinhamento da criação de conteúdo e da estratégia para divulgação e posicionamento das iniciativas do projeto;
• Elaboração e gestão de conteúdo nos canais internos e externos da CI-Brasil (redes sociais, intranet e website) e do projeto;
• Organização de eventos (online, híbridos e presenciais); e
• Apoio na Comunicação Interna.
O que precisa ter?
• Formação superior nas áreas de Jornalismo, Economia, Relações Públicas, Políticas Públicas, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Sociologia;
• Experiência em assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de textos;
• Relacionamento com a imprensa e mailing de jornalistas e imprensa em geral;
• Inglês intermediário.
O que será um diferencial?
• Experiência em projetos e temas ambientais, principalmente na Amazônia;
• Capacidade para colaborar com equipe multidisciplinar
• Experiência no Terceiro Setor;
• Iniciativa, autonomia e maturidade para lidar com situações sensíveis e resolver problemas complexos
• Boa comunicação oral e escrita
• Facilidade em estabelecer contato
Idiomas:
Inglês - Nível Intermediário
Outros requisitos:
Competências
• Responsabilidade
• Pensamento crítico e tomada de decisões
• Colaboração
• Demonstra confiança
• Conhecimento e proficiência no trabalho
• Cultiva ação e inovação
• Impulsiona a visão e finalidade
Benefícios
• Plano de saúde subsidiado para o colaborador e seus familiares.
• Plano de Previdência Privada subsidiado.
• Vale alimentação ou refeição.
• Auxílio Creche.
• Seguro de vida.
• Ambiente de trabalho respeitoso, acolhedor e que busca respeitar a qualidade de vida dos colaboradores.
• Oportunidade de atuar em uma organização de impacto ambiental e social, em nível nacional e internacional.