Descrição da vaga:
Planejar, orientar, adaptar e acompanhar as demandas do processo educativo da classes comuns do ensino regular, visando à qualidade da educação inclusiva em sintonia com o Projeto Político Pastoral Pedagógico ( PPPP) da escola.
Atuar em sintonia com a Supervisão Escolar no desenvolvimento do currículo e na organização do Plano de Ensino docente;
Atuar em sintonia com a Orientação Educacional no desenvolvimento e avaliação das potencialidades e limitações dos educandos;
Colaborar na elaboração do PPP da escola, especialmente no Projeto de Educação Inclusiva, no atendimento da legislação em vigor, em vista da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos de educação inclusiva;
Apoiar os professores das classes comuns do ensino regular na definição e implementação de estratégias de flexibilização e adaptações curriculares, procedimentos didático-pedagógicos, práticas alternativas e processos avaliativos adequados aos alunos da educação inclusiva;
Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade nas classes comuns do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
Orientar professores, mediadores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
Favorecer o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva, no processo da aprendizagem, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação;
Estabelecer articulação com os professores e mediadores das classes comuns do ensino regular, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e de estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares;
Promover a integração e a articulação com a família como parceira do processo educativo e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros;
Documentar as ações desenvolvidas no âmbito da educação inclusiva assegurando a memória, a continuidade e possíveis fiscalizações de Órgãos Competentes dos serviços prestados pela escola;
Participar das reuniões da Equipe Técnico-pedagógica e do Conselho de Classe;
Propor estudos relevantes na perspectiva da educação inclusiva e incentivar os educadores em sua formação continuada de acordo com as diretrizes da RSB- Rede salesiana de Escola;
Requisitos mínimos:Graduação em Psicologia ou Pedagogia;
Especialização em Educacional Especial e Inclusiva e/ou Neuropsicopedagogia;
Experiência na função.Conhecimentos em:Fases do desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor, social da pessoa humana;
Dificuldade de aprendizagem;
Deficiência, síndromes e transtornos;
Legislação Educacional;
Teoria e práticas assistivas.Habilidades em:Comunicação;
Flexibilidade;
Organização;
Planejamento;
Relacionamento interpessoal.
Informações Adicionais: Benefícios:Vale Alimentação;
Vale transporte;
Seguro de Vida;
Previdência Privada;
Plano Odontológico;
Convênio Farmácia.Os Salesianos, não realizam seus processos seletivos por empresas terceiras.
O recrutamento e seleção é realizado diretamente pelas unidades sem a necessidade de investimento financeiro por parte dos candidatos.
Planejar, orientar, adaptar e acompanhar as demandas do processo educativo da classes comuns do ensino regular, visando à qualidade da educação inclusiva em sintonia com o Projeto Político Pastoral Pedagógico ( PPPP) da escola.
Atuar em sintonia com a Supervisão Escolar no desenvolvimento do currículo e na organização do Plano de Ensino docente;
Atuar em sintonia com a Orientação Educacional no desenvolvimento e avaliação das potencialidades e limitações dos educandos;
Colaborar na elaboração do PPP da escola, especialmente no Projeto de Educação Inclusiva, no atendimento da legislação em vigor, em vista da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos de educação inclusiva;
Apoiar os professores das classes comuns do ensino regular na definição e implementação de estratégias de flexibilização e adaptações curriculares, procedimentos didático-pedagógicos, práticas alternativas e processos avaliativos adequados aos alunos da educação inclusiva;
Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade nas classes comuns do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
Orientar professores, mediadores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
Favorecer o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva, no processo da aprendizagem, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação;
Estabelecer articulação com os professores e mediadores das classes comuns do ensino regular, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e de estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares;
Promover a integração e a articulação com a família como parceira do processo educativo e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros;
Documentar as ações desenvolvidas no âmbito da educação inclusiva assegurando a memória, a continuidade e possíveis fiscalizações de Órgãos Competentes dos serviços prestados pela escola;
Participar das reuniões da Equipe Técnico-pedagógica e do Conselho de Classe;
Propor estudos relevantes na perspectiva da educação inclusiva e incentivar os educadores em sua formação continuada de acordo com as diretrizes da RSB- Rede salesiana de Escola;
Requisitos mínimos:Graduação em Psicologia ou Pedagogia;
Especialização em Educacional Especial e Inclusiva e/ou Neuropsicopedagogia;
Experiência na função.Conhecimentos em:Fases do desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor, social da pessoa humana;
Dificuldade de aprendizagem;
Deficiência, síndromes e transtornos;
Legislação Educacional;
Teoria e práticas assistivas.Habilidades em:Comunicação;
Flexibilidade;
Organização;
Planejamento;
Relacionamento interpessoal.
Informações Adicionais: Benefícios:Vale Alimentação;
Vale transporte;
Seguro de Vida;
Previdência Privada;
Plano Odontológico;
Convênio Farmácia.Os Salesianos, não realizam seus processos seletivos por empresas terceiras.
O recrutamento e seleção é realizado diretamente pelas unidades sem a necessidade de investimento financeiro por parte dos candidatos.