Descrição:
Principais atividades:
Apoiar amplamente todos os esforços da área de vendas, realizando análises e acompanhamento de metas bem como responder pela análise de mercado (evolução dos clientes, atuação dos concorrentes e novos entrantes), estratégia de preços e promoção de produtos, buscando alternativas e sugestões de ações de melhoria.
Assegurar a atualização de dados relativos aos indicadores de vendas, avaliando constantemente informações de metas x realizado, quantidade de produtos vendidos, visitas realizadas por equipe, produtividade de vendas, análise de descontos e margem de lucro por segmento, por canal, por cliente, por equipe e por produtos e Market Share da empresa e das filiais.
Analisar e propor sugestões de política comercial como descontos de lotes de produtos para distribuidores, descontos por tipo de clientes e grupos de clientes, análise de contratos de preços de clientes Global Trade Analysis Project (GTAP) e grandes contas nacionais, sempre avaliando rentabilidade mínima da empresa e preços de vendas entre os canais vendas diretas e indiretas.
Sugerir e criar sistemática de apuração de campanha de incentivos de bonificação dos vendedores, campanha de produtos básicos, novos, diferenciados e slow moving, para alcançar os resultados de vendas em linha com as estratégias e expectativas da empresa.
Mensurar e manter atualizados os indicadores de despesas de bonificação e suas respectivas despesas por campanhas e mensurar a quantidade de vendedores que alcançaram os objetivos.
Elaborar estudos e pesquisas para elaboração do Budget Anual de Vendas com previsões para os próximos 5 anos, bem como propor todas as projeções de crescimento por segmentos, por filiais e produtos com base nos dados externos de mercado e previsões de vendas coletadas pela equipe de vendas.
Elaborar apresentações, em inglês, da sua área, sintetizando informações para Diretoria e Gerências Comerciais.
Conduzir e agendar reuniões para coleta de informações através de focus group com representantes das principais áreas.
Requisitos:
Experiência de 5 a 6 anos em Inteligência de Mercado e/ou Planejamento Estratégico,
Superior completo em Administração, Marketing, Ciências Econômicas ou similares. Desejável Pós-graduação em Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica em Vendas ou afins.
Imprescindível inglês Avançado e Excel Avançado.
Desejável conhecimento em Microsiga/Confidencial (Apenas para Cadastrados) (Protheus).
Aceitam-se candidaturas de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Idiomas:
Inglês - Nível Avançado